Hi Engenharia
segurança eletrônica

Solução de Alarme e Detecção de Incêndio

SISTEMA CONVENCIONAL

A solução de alarme e detecção de incêndio convencional, frequentemente usada em condomínios, é ideal quando não é necessário determinar a localização específica do foco de incêndio. Nesse sistema, os dispositivos cobrem uma zona ou setor, permitindo que a central informe em qual ocorreu o incidente, mas sem identificar o ponto exato, como o segundo andar do condomínio X ou a empresa Y. Portanto, esse tipo de sistema é mais adequado para ambientes que não abrangem grandes áreas, evitando dificuldades na localização exata da ocorrência.

SISTEMA ENDEREÇÁVEL

A solução de alarme e detecção de incêndio endereçável opera semelhantemente ao convencional, mas se destaca pela identificação precisa de cada dispositivo. Cada dispositivo recebe um número, chamado de endereço, e emite um sinal à central durante eventos, permitindo a identificação exata do ponto de incidência do sinistro.

Esse sistema proporciona agilidade na prevenção de incêndios, reduzindo riscos e aumentando a eficácia na contenção do incidente. Devido à sua precisão, amplamente utilizado em ambientes que demandam respostas rápidas, como data centers, clínicas médicas ou casas de repouso.

A comunicação rápida e individual entre a central e os dispositivos possibilita o controle eficaz sobre dispositivos ativos, indicando alarmes ou falhas no sistema. Isso facilita a identificação do momento adequado para a substituição de equipamentos. No entanto, é crucial lembrar que os sistemas endereçáveis exigem dispositivos com o mesmo tipo de comunicação nas centrais.

solução de alarme e detecção de incêndio

Classe A

Nesta classe, a central tem uma fiação de retorno para cada circuito do sistema. Dessa forma, se ocorrer algum problema em um dos dispositivos ou se o cabo de ligação for rompido, o sistema não paralisa seu funcionamento, nem totalmente, nem parcialmente.

Classe B

Na classe B, a central não possui fiação de retorno, o que significa que qualquer interrupção em algum ponto pode resultar na paralisação parcial ou total do sistema. A distinção está no uso reduzido de cabos, o que contribui para a redução do custo de instalação.

É crucial destacar que ambos os sistemas requerem manutenção periódica para garantir um funcionamento adequado, conforme estabelecido pela NBR 17240. Isso se deve ao fato de que eles não realizam a detecção automática de falhas e defeitos nos dispositivos, como detectores e acionadores.

Solicite o seu orçamento

× Como posso te ajudar?